Os potes de vidro são itens indispensáveis
para quem se dedica à produção de geleias e tenho o maior orgulho quando vejo meus alunos preocupados com o reaproveitamento destes recipientes.
Há desde descontos imediatos para cada pote devolvido até campanhas relacionadas à fidelidade, como “ganhe uma geleia de presente na devolução de X vidros”. Cada um define como fica mais interessante e viável para o negócio.
Por outro lado, a iniciativa sustentável implica em um trabalho a mais antes de uma nova esterilização: o de eliminar o rótulo anterior e, principalmente, aquele irritante resquício de cola do adesivo.
Pois bem! Vamos aos truques?
1) Para facilitar o processo, experimente deixar os potes sem tampa de molho em água bem quente por cerca de 30 minutos. Muitas vezes, a ação faz com que os rótulos adesivos se soltem sozinhos (ou com uma pequena ajuda de um talher ou bucha vegetal), fazendo desaparecer inclusive o tal grude indesejado.
2) Já se a cola insistir em ficar no pote, vale passar um pouco de óleo ou azeite por cima da área afetada. Tire o excesso com um papel toalha ou pano após dez minutinhos e lave depois com água e sabão.
3) Dependendo do tipo de cola, pode ser também que um paninho com vinagre possa ser a solução.
4) Outra possibilidade, para casos mais persistentes, é a aplicação de uma misturinha de bicarbonato de sódio e óleo, em partes iguais. Deixe agir por meia hora, retire o excesso e lave normalmente.
Uma vez que os vidros estejam sem vestígios de adesivos e devidamente lavados, já podem ser esterilizados novamente para o uso. As tampas metálicas, é sempre bom lembrar, não devem ser reaproveitadas. Mande para a reciclagem e tenha sempre tampas novas sobressalentes.
Comments