Para quem faz geleias, receber frutas de presente de amigos é uma alegria e tanto. E tive essa sorte ontem, ganhei uma sacola com dois quilos de jambo orgânico madurinho, pronto para ir para a panela. Oportunidade rara para mim, pois o jambo não é fácil de encontrar por aqui, já que é uma fruta típica das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Suculenta e saborosa, é uma fruta doce e nutritiva, com benefícios para a memória, sistema digestivo e imunológico, além de propriedades diuréticas e antioxidantes.
As frutas jambo de tamanho menor são ideais para fazer compota, pois absorvem bem a calda, então separei as frutas para fazer duas receitas:
Geleia de Jambo
Ingredientes
1 kg de jambo higienizado
300 g (1 e 1/2 xícara) de açúcar demerara
Sumo de 1/2 limão
1 e 1/2 (aproximadamente 350 ml) xícara de água
Preparo
Leve à panela em fogo baixo as frutas higienizadas e cortadas em pedaços pequenos, sem o caroço, com o açúcar, sumo de limão. Vá acrescentando a água aos poucos. Perto do fim do cozimento, você pode bater ligeiramente com o mixer para deixar a geleia com a textura mais lisa ou apenas amasse e deixe os pedacinhos na geleia.
Compota de Jambo
Ingredientes 600 g de jambos pequenos
Para a calda:
1 e 1/2 xícara de água
1 e 1/2 xícara de acúcar (use o cristal ou, se preferir o demerara, escolha um que não altere muito a cor, para ter uma calda clara e atraente)
opcionais: 2 pedaços de canela em pau, 1/2 fava de baunilha (ou 1 colher de sopa de essência ou extrato) e 1 anis estrelado.
Preparo
Prepare as frutas - lave bem e higienize, corte os cabinhos e a parte de baixo. Faça furinhos nas frutas com um palito de dentes.
Faça a calda: leve ao fogo o açúcar com a água. Quando a calda começar a ferver, acrescentar as frutas e especiarias e deixar ferver. Quando as frutas estiverem macias, desligue o fogo, e guarde em vidros esterilizados.
Ambas ficam uma delícia, recomendo!
Comments